Museu do Índio is a Art museum located at Av. Duque de Caxias, 296 - Centro, Manaus - AM, 69020-140, Brazil. It has received 438 reviews with an average rating of 4.4 stars.
Monday | 8:30AM-12PM |
---|---|
Tuesday | 8AM-12PM |
Wednesday | Closed |
Thursday | 8:30AM-12PM |
Friday | 8:30AM-12PM |
Saturday | 8:30AM-12PM |
Sunday | 8:30AM-12PM |
The address of Museu do Índio: Av. Duque de Caxias, 296 - Centro, Manaus - AM, 69020-140, Brazil
Museu do Índio has 4.4 stars from 438 reviews
Art museum
"Começo a avaliação fazendo a ressalva de que o horário aqui no Google está errado, pois me baseei nele e tive que fazer uma visita vapt vupt porque já estavam fechando para o horário de almoço"
"Mesmo que está escrito no museu e no site que funciona nos sábados, sábado passado fui lá e estava fechado sem nenhum aviso"
"Ótimo lugar pra se visitar, pode-se levar crianças tbm"
"Peças interessantes em exposição mas observei alguns problemas"
"Um acervo riquíssimo de peças e artefatos indígenas, de diversas tribos, que representam sua cultura, seus costumes, e principalmente, o vasto conhecimento deste povo, o que merece respeito e reconhecimento"
Começo a avaliação fazendo a ressalva de que o horário aqui no Google está errado, pois me baseei nele e tive que fazer uma visita vapt vupt porque já estavam fechando para o horário de almoço. O acervo é interessante para conhecer um pouco mais dos costumes das etnias que vivem às margens do rio Negro. A antropóloga que nos guiou na visita foi muito atenciosa e dentro do pouco tempo que tivemos, ela se empenhou em transmistir o máximo de informações. Entretanto, vale a pena destacar que o Museu pertence a uma entidade religiosa e seu acervo é sob a ótima das irmãs que desenvolvem um trabalho missionário. Então, é a visão do colonizador... Mesmo assim a visita é enriquecedora e a questão religiosa não desmerece isso (só faça seu recorte crítico e está tudo bem!)
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Mesmo que está escrito no museu e no site que funciona nos sábados, sábado passado fui lá e estava fechado sem nenhum aviso. Na segunda feira que fui de novo eles disseram que estava de manutenção. Mas sinceramente este museu não parece que passou por manutenção em últimos dez anos. Olhar para notas escritas nos paredes dá para perceber que há anos que elas não foram trocadas. Eu não vi nenhuma guia no museu que tem interesse em explicar as coisas. Eu fui atrás deles para tirar algumas dúvidas. O museu tem quatro salas que estão ocupadas com coisas dos tribos indígenas. Achei interessante a sala dos médicos que trataram os índios e fizeram pesquisas. O museu tem uma loja para comprar lembranças que achei um pouco cara. Eu recomendo este museu para quem tem interesse em cultura indígena e crianças. Pessoalmente gostei do museu.
Ótimo lugar pra se visitar, pode-se levar crianças tbm. O ideal é ligar antes pra confirmae se está aberto para visitação pois as vezes fecham para resolução de assuntos internos. A visita é paga inteira $ 10,00 e meia entrada $ 5,00 crianças pagam meia entrada apenas a partir de 8 anos. São 6 salas para visitação, separadas por assuntos, ou grupos de materiais, não é climatizado, mas há ventiladores espalhados nas salas devido ao material exposto. A visita pode ser guiada se necessário, ou você pode visitar a vontade nos espaços. O acervo é rico em material, o que aguça a interpretação e a curiosidade pois nem todos os itens estão com etiquetas identificadoras. Uma das salas é de material médico utilizado nos cuidados juntos aos Índios, e ao fim possui uma salinha que é a lojinha para venda de suvenires.
Peças interessantes em exposição mas observei alguns problemas. As salas contam com iluminação acionada por detector de presença e as luzes são desligadas automaticamente se o visitante está fora da área abrangida pelo sensor. O tombamento foi gravado nas peças em local de destaque aos olhos do visitante e em prejuízo da integridade do próprio bem. As informações relativas aos itens em exposição não se encontram dispostas de forma a facilitar a fácil correlação da informação com o objeto descrito, desestimulando o visitante a aproveitar o museu. Tomara que melhore...
Um acervo riquíssimo de peças e artefatos indígenas, de diversas tribos, que representam sua cultura, seus costumes, e principalmente, o vasto conhecimento deste povo, o que merece respeito e reconhecimento. Museu do Índio tem taxa de entrada. Importante estar acompanhado por um guia pois o museu não tem muitas placas explicando cada item. De qualquer modo vale a pena visitar pois tem peças e artefatos indígenas de diversas tribos. Uma ótima maneira de conhecer os costumes e o vasto conhecimento dos povos nativos do Brasil que merecem respeito.
É um dos poucos espaços que se tem no país para contemplar a arte e a cultura indígena. O espaço é mantido por um grupo de freiras que cuidam do acervo. Esse local deve ser preservado para que as gerações futuras não se esqueçam de como foi formado o nosso país. Ao contrário do que nos foi contado, o país não foi descoberto e sim invadido e saqueado por um grupo de pessoas que também exterminaram milhões de pessoas que viviam em harmonia com a natureza. Pensem nisso...
Conheci pouco sobre a cultura e a importância da floresta amazônica o respeito em relação a natureza, animais e rituais. Você faz uma viaje em relação do hoje para o passado onde eles tinham que fazer tear para tecer roupas e redes para conforto. Horário atendimento são das 8:00 às 16:30.seg à sexta e no sábado 8:00 às 11:30 Uso de máscara é obrigatório e logo na entrada você tem higieniza as mãos com álcool em gel tudo limpo gostei do local.
Museu só viável pra turistas ou pessoas individuais. No meu caso que fui com mulher e filha, era 30 reais pra entrar. Em Manaus nunca vi valor igual para entrada de museu. Na minha opinião o investimento de 10 reais não vale para ver animais empalhados e artesanato indígenas que estão disponíveis gratuitamente em outros locais de Manaus.
Imperdível...tem que ir, você será guiado por uma profissional que conhece a realidade dis povos de São Gabriel da Cachoeira, 23 etnias, com vasto material exposto, vale muito....Obrigada à direção do museu por manter um acervo rico e um museu muito bem cuidado.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Eu acho que é 5.00 a entrada. Não tem visita guiada, você vai visitando as salas e lendo as explicações. São várias salas com exposição e no final tem uma lojinha. É muito interessante, tem vários objetos de várias tribos. No final tem os objetos utilizados pelos missionários na medicina. Tem banheiros e são bem limpos.
Ter a Mariluce como guia torna esse museu ímpar. Tendo vivido 27 anos em comunidade indígena, seu conhecimento enriquece o olhar sobre as peças expostas. Foi acima de tudo uma aula sobre a cultura indígena.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
É um museo privado sem nenhum tipo de investimento e cuidado. Peças estão deteriorando com o calor, muita poeira em todo local. Peças sem registro e separações corretas. É preciso refazer os números das peças, precisa de um museologo e um indigenista. O acervo interessante mas sem o devido cuidado!
Lugar pra aprender sobre os passados de Manaus,, sobre o povo, sobre com vive e viveu os índios nos passados, como eles eram medicados,,..,,se voce gostou dos meus comentários, deixa um mil e no comentário , isso me ajuda muito a compartilhar mais e mais com informações de outros lugares,
Muito bom. Entrada foi gratuita ma ocasião, mas o preço normal é 10 reais ou 3 dólares. Possui uma lojinha de venda de artesanato indígena e aceita cartão de crédito. Fica em frente ao IFAM. São 5 ou seis salas e após a última fica a lojinha. Dá para ver tudo numa visita de 1 hora.
É necessário um investimento na infraestrutura do local, com ar-condicionados, por exemplo. Também acho importante maiores informações, e de forma mais acessível, sobre as peças que estamos vendo. É um museu importantíssimo para a história de nossa cidade e estado, e merece mais.
Indico que os visitantes de Manaus venham ao museu do Índio. Exposição de material coletado durante mais de um século de trabalho das Irmãs Salesianas de Manaus nas aldeias. Não deixem de passar pela loja do museu. O museu ė mantido somente pelas Irmãs. Muito bonito.
O Museu do Índio é um ótimo lugar para conhecer a história dos povos originários da Amazônia. Lá você encontra muitos objetos e informações sobre os indígenas.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não sei
Salta aos olhos a falta de atenção com o museu. A maioria das peças não tem sequer uma etiqueta com nome e muito menos texto explicativo. Não há nenhuma menção ao holocausto indígena. A peças taxidermicas estão em péssimo estado....
É interessante. Tem uma coleção que as irmãs levaram um tempão pra reunir. Tudo limpo, bem cuidado. Tem coisas que trouxeram de são Gabriel da Cachoeira. Vale a pena visitar. Mas tem outros lugares mais legais.
Belíssimo lugar onde se pode apreciar a cultura indígena amazônica. Uma maneira dos turistas conhecerem um pouco sobre povos que ainda hoje habitam a região. Artesanatos estão disponíveis para compra no local.
Bem legal a concentração de informações. Tem bastante história e muitos objetos, achei o passeio!
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Vale a pena a visita O horário de funcionamento correto é segunda a sexta de 8h30 às 11h30 - 14h às 16h30. Sábado de 8h30 às 11h30. Museu com muitos artefatos, muitas explicações. Vale a pena a visita.
Belíssimo, o museu do índio exibe diversos artefatos do dia-a-dia dos povos yanomami, tukano entre outras tribos. Um lugar agradável para quem busca conhecer melhor a cultura indígena da região norte.
Eu recomendo , desde criança eu frequento esse renomado Museu do Índio , fica numa área fácil de ser encontrado , com fácil acesso , e seu conteúdo é original das tribos indígenas , posso afirmar .
Vá com tempo pra conhecer este museu. São seis salas que mostram os aspectos da vida dos indígenas. Há muitos objetos utilizados por eles e animais empalhados que faziam parte da fauna da época.
Achei que por ser em Manaus há poucas peças, poderia ser melhor, uma opção melhor é o museu da Amazônia,MUSA, onde vc entra em contato com a natureza e tem uma exposição de objetos indígenas.
Achei bem simples e ficou a quem da minha expectativa. Esperava uma aula sobre os índios e no entanto só possui adornos e nenhuma explicação detalhada senão dos escritos ao lado dos objetos
Péssima experiência! Visitei o museu em outubro de 2023. Ao chegar no museu não encontrei ninguém para me recepcionar, procurei e achei em uma sala uma senhora conversando com um … Mais
Acervo riquíssimo, uma maneira dinâmica de entrar na história. Vale a pena.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Museu feito de peças que foram retiradas dos índios pela Igreja católica. As peças ficam expostas apenas com explicação da sua função, sem explicar do ponto de vista do índio.
Boa , precisam disponibilizar um guia pra acompanhar visitas de Manaus, porque só o fazem se forem estrangeiros e de fora do Estado. Infelizmente! Mas, o valor pago é o mesmo.
Lugar bacana que conta com peças originais de várias etnias indígenas. A visita é guiada e o valor é razoável. É possível ver tudo em uns 40 minutos. Vale uma visita.
Um museu que possui uma coletânea de objetos da cultura indígena, sinceramente não gostei muito. Porque é melhor conhecer a cultura indígena com os próprios.
Uma super aula sobre as tribos indígenas do Amazonas.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
O museu requer uma revitalização urgente, as peças em exposição já demandam algumas reposições e os animais empalhados já estão quebrados e se deteriorando.
Local excelente para conhecer, traz informações que facilitam o conhecimento dos visitantes. A localização é boa, tem como estacionar nas proximidades...
É um importante centro histórico, que conta a história do índio no Brasil, porém, infelizmente não é tratado como tal. Poderia ter melhor divulgação.
Ótimo acervos sobre os índios e sua cultura. A exposição é em um anexo de Colégio, o que nos dá a sensação de zelo e carinho com a cultura indígena.
É um ambiente que encanta principalmente em relação ao artesanato indígena, fotografias que impressionam por detalhes de alguns rituais das tribos.
Olha...O museu do índio é legal, mas quem já visitou outros museus, não há necessidade em ver este. Mais... Mata vc mesmo, a curiosidade como fiz.
MUSEU DO ÍNDIO Convida Você a acessar as nossas redes sociais Facebook : Museu do índio Instagram : @museudoindiomanaus whatsApp: 92 98462-4839
Poderia ser uma grande atração para a cidade, mais é esquecido pelo governo do estado, infelizmente cultura não é prioridade para o governante.
Tão rico de cultura, porém entrada paga e estrutura precária. Porém tem uma lojinha interna com ótimas opções de compra de artesatanatos.
Amei o lugar, muita história, muita cultura, muita coisa pra aprender sempre. A entrada custa dez reais e se for estudante paga a metade.
Lindo! História e cultura pura
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Bem interessante. Falta apenas um pouco mais de divulgação e alguém pra poder orientar sobre as obras ali presentes. Recomendo.
Excelente mostra sobre a vida indígena no Estado do Amazonas gerido pela irmãs salesianas. O acervo justifica uma visita.
Foi realmente fascinante poder ver as coisas de lá, cada detalhe, as artes do Museu, tudo é maravilhoso mano. Parabéns.
Museu muito bem cuidado. Núbia a recepcionista e a guia Dyana fazem um excelente trabalho de acolhimento e informações.
Desapontador e deprimente! Ambiente escuro, acervo mal conservado e sem informações básicas sobre os objetos expostos.
Gostei mais não achei tão interessante. Podia ter mais atrativo. Como adereços que os turistas pudessem tirar fotos.
Simples porem com alguns artefactos muito interessantes q as freiras coletaram durante a missao jesuita na amazonia.
Museu conta com cinco salas que falam sobre as etnias da Amazônia através de seus utensílios, vestimenta e custumes
Muito fraco. Esperava muito mais tendo em visto que dizem ser o maior acervo indígena em museus. Não vale a visita.
Achei que poderia ter mais peças, por se tratar da Amazônia , em Brasília tem um museu do índio mais rico em peças.
Conhecer como viviam e os instrumentos dos povos nativos de nosso País, nos ajuda a entender melhor o que somos.
Mostra muitas ferramentas cultura e utensílios redes feitas pelos índios com seus costumes interessantes
Lugar rico em informações sobre os indígenas. E a forma como os ventiladores ligam é muito maneira! Rs
Tem bastante material exposto, mas falta informações de tudo e está apenas em portugues a descrição .
E muito bom visitar lugares assim .amo demais conhecer. Um dia quero conhecer o museu do Índio daí.
Guias outrora recebiam comissionamento e isto oa incentivava a visitar, hoje só vão por obrigação.
O museu mostra a história, instrumentos de uso diário das diversas tribos indígenas do Amazonas.
Faltou alguém para explicar. Mas local muito bem conservado e com bastante informação. Parabéns.
Lugar Maravilhoso, conta com uma exposição rica e com muitos artefatos do cotidiano indígena.
Deveria ter mais coisas e alguém para explicar sobre as missões feitas pelos salesianos
Muito bom para se conhecer um pouco mais sobre as tribos do médio e alto Rio Negro
Excelente passeio para conhecer um pouco mais desta cultura regional e milenar
O museu é maravilhoso ,foi incrível conhecer a cultura de outros povos .
Boa acolhida explicação e exposição fantástica a um preço barato
Local muito bom, recomendo pra quem gosta de arte, maravilhoso.
Bem organizado e bem tranquilo de ir visitar …
Vc não pode deixar de visitar muito bom, eu amei.
Minha infância foi visitar esse museu Gosto muito
Bastante informativo