R. Sete de Setembro, 1020 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-191, Brazil
Memorial do Rio Grande do Sul is a Heritage museum located at R. Sete de Setembro, 1020 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-191, Brazil. It has received 632 reviews with an average rating of 4.6 stars.
Monday | 10AM-6PM |
---|---|
Tuesday | 10AM-6PM |
Wednesday | 10AM-6PM |
Thursday | 10AM-6PM |
Friday | 10AM-6PM |
Saturday | 10AM-6PM |
Sunday | Closed |
The address of Memorial do Rio Grande do Sul: R. Sete de Setembro, 1020 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-191, Brazil
Memorial do Rio Grande do Sul has 4.6 stars from 632 reviews
Heritage museum
"✨️ O antigo prédio dos Correios e Telégrafos, ou Prédio Velho do Correio, é um dos mais belos e importantes edifícios históricos de Porto Alegre"
"O Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi criado através do Decreto n° 39"
"Realizei visita técnica e fui muito bem atendido"
"Vale a visita"
"O prédio do Memorial do Rio Grande do Sul tem uma arquitetura única"
✨️ O antigo prédio dos Correios e Telégrafos, ou Prédio Velho do Correio, é um dos mais belos e importantes edifícios históricos de Porto Alegre. A sua construção foi iniciada em 30 de setembro de 1910 e concluída em 31 de dezembro de 1913, com engenharia de Rudolph Ahrons e arquitetura de Theodor Wiederspahn. A decoração ficou a cargo da oficina de João Vicente Friedrichs, com participação de Jesús Maria Corona, Franz Radermacher, Wenzel Folberger e Victorio Livi. A empresa de Ahrons foi escolhida por sua reconhecida competência, mas também como forma de aproximação do governo Positivista com a comunidade alemã do estado. O edifício segue um estilo eclético, com forte influência do barroco alemão, e tem uma fachada movimentada com um pórtico em projeção, uma grande torre de relógio à esquerda, e cúpulas de metal nos cantos, além de profusa ornamentação em motivos florais e abstratos, e algumas esculturas, onde se destaca o grupo de Atlas acima do frontão, ladeado por imagens representando a Europa e a América. Outros grupos complementam a ornamentação da fachada. Tombado em 1980, o imóvel de 3.600m² de área passou, a partir de 1998, por um processo de restauração completa, objetivando recuperar suas características originais e adequá-lo para a instalação do Memorial do Rio Grande do Sul. Os 3.500m² de fachadas receberam tratamento especial, e internamente recebeu climatização nas áreas destinadas ao Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e às Salas do Tesouro. Os pátios internos receberam clarabóias e elevadores para permitir uma maior integração com as outras áreas, e o terraço foi liberado de acréscimos espúrios posteriores.
O Memorial do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), foi criado através do Decreto n° 39.986, de 18 de fevereiro de 2000, e funciona, desde então, como uma instituição voltada à preservação e fomento da memória histórica e cultural do Rio Grande do Sul. Entre as atividades promovidas pela instituição estão o apoio a realização de pesquisas, ações e exposições com a temática relacionada à história e à cultura do Rio Grande do Sul, como forma de promover a reflexão sobre a identidade e as realidades da sociedade gaúcha. Sua sede foi implantada no antigo prédio central dos Correios e Telégrafos, localizado na Praça da Alfândega, no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, e foi construído entre os anos de 1910 e 1914, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1980. O acordo de cedência do prédio, efetuado entre o governo do Estado e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, resultou também na criação de um Museu Postal dentro da edificação, além de um espaço para manifestações culturais gerenciado pelos Correios, como forma de manter uma vinculação do local com as suas funções originais. Além disso, a edificação também sedia o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) e o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars).
Visited on
Weekend
Wait time
No wait
Reservation recommended
No
Realizei visita técnica e fui muito bem atendido. O guia local me mostrou primeiramente a arquitetura do prédio, logo após fomos caminhando no segundo piso, onde aprendi um pouco da história do lugar, desde a inauguração, contando sobre como foi a ideia inicial, a relação com os Correios e o tombamento. Vimos algumas salas, onde tinham algumas exposições. Me contou que nessas salas eles recebem exposições itinerantes e sobre quantas exposições costumam receber no ano (algo em torno de 15). Após, conheci a biblioteca. No saguão, vimos a Linha do Tempo e a Coluna Personagens, um dos principais atrativos. Ali também tem o Auditório e as salas de vídeo. É um local muito importante para a cidade e deve ser visitado.
Vale a visita. Mas Ė nítido que seja um local onde a exposição permanente foi realizada com pressa ou pouca verba ou o mais provável, ambas as coisas. Fica em um prédio lindo e falta o descritivo da história do mesmo na exposição. A exposição sobre a história do Rio Grande do Sul poderia ser mais interativa e rica. Ficou reduzida a grandes posters como se fosse um grande livro. Faltam utensílios de cada época citada. A classificação das épocas de ANTES DO PERÍODO ATUAL (1000 anos APA) substituindo o A.C ė ridícula.
O prédio do Memorial do Rio Grande do Sul tem uma arquitetura única. Muito me atrai o estilo tradicional desse edifício que esta localizado no antigo prédio dos Correios e Telegrafos. Quando visito gosto de ir na Sala do Tesouro, onde sempre há exposições temporarias interessantes. O auditório do Memórial eu também recomendo a sua visita, assim como a Sala Verde dos Correios. Ideal é você agendar uma visita guiada, sendo necessário formar um grupo para ter essa possibilidade. *****
En planta baja es dibujo, pintura y fotografía, y en el piso 1 (planta alta por escalera! ), hay obras de volumen, una sala de piedras realizadas con método de papel maché (que me parecieron tan reales, que por más cerca que pusiera mi ojo, no encontraba diferencia con la realidad), otra con metales, mallas y sombras, otra con hilos y plumas, otra escultura clásica. Un lindo paseo. Recomiendo: Ir con calzado cómodo.
Infelizmente poderia estar em melhor estado. É um centro cultural dedicado a nossa história! Os materiais de exposição e explicação são de má qualidade e nao suportam o tempo (papel úmido, enrugado...) durante a "noite dos museus" poderiam ter feito algo diferente para atrair as pessoas, mas a exposição era a mesma... muito triste! Pelo menos foi dada uma tapeada no predio recentemente.
No momento, exposição Indígena, com alguns artefatos feitos pelos próprios; história contada sobre várias revoltas que ocorreram no país na região sul, assim como a chegada de imigrantes e colonizadores. Também está expondo uma amostra sobre os Direitos Humanos do jornalismo, enfatizando a época da ditadura. No andar inferior, uma exposição de fotografias com o tema luz.
Em 2003, participei da mesa do Seminário Debates. Foi um momento muito especial em minha vida. Poder falar de meu projeto, sobre o resgate da cultura afro-brasileira através da culinária, também foi falar de minha vida. Agradeço a Deus, pela vida de minha amiga Lúcia Brito, que me fez despertar para a beleza de nossa senhora africanidade sul-riograndense.
O Memorial do Rio Grande do Sul é um centro cultural localizado no prédio histórico que sediou os Correios e Telégrafos. O prédio abriga diversas exposições e onde se localiza também o Museu Antropológico, Arquivo Histórico e o Museu Postal. Entrada é franca.
Visited on
Weekday
Wait time
No wait
Reservation recommended
No
Localizado na antiga sede dos Correios e Telégrafos do Estado - um edifício histórico construído entre 1910 e 1913 - o Memorial do Rio Grande do Sul é um centro de preservação e difusão da história e da cultura rio-grandense. Reúne mapas, objetos diversos, gravuras, fotos, livros e imagens iconográficas relacionados ao Estado...
Exposição de graça. A exposição no térreo tinha até que bastante coisa mas poderia ter mais coisas, mais interações e Tecnologia talvez. E a outra localizada na parte superior só tinha cartazes sobre a poluição dos mares, sem graça nenhuma.
Visited on
Weekend
Wait time
No wait
Reservation recommended
No
A very good museum about the history of Rio Grande do Sul state, however everything is only in Portuguese. My Spanish is very good and I found the Portuguese explanations reasonably easy to follow. But if you don't know either language you will be lost. There were also two temporary photography exhibitions when we visited.
Péssimo, abandonado, sem ar condicionado, prédio bonito por fora e com infiltrações por dentro. A exposição era apenas de posters gigantes para ler sobre a história de Porto Alegre (linha de tempo da direita para esquerda, o que confundia em alguns momentos) e duas pequenas mesas de artefatos indígenas. Perda de tempo.
O Memorial do Rio Grande do Sul é um centro cultural de Porto Alegre, instalado em um prédio histórico situado na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da cidade. Antigo Prédio dos Correios e Telégrafos. Arquitetura muito linda. Infelizmente quando chegamos já estava quase fechando, então não pudemos conhecer.
Como sempre o desserviço dos funcionários públicos. Não corrigiram os dias e horários de funcionamento Fora o péssimo atendimento do Estado, que já é um dos padrão o local é bom. Prédio conservado Boas exposições Vale a vusita
Visited on
Weekend
Wait time
No wait
Reservation recommended
Yes
Atendimento ágil, eficiente. A equipe do lugar é bem treinada e preparada. Lugar bem localizado na região. As exposições do lugar são sempre fantasticas, gosto muito de tudo que eu vi até agora. Horário de atendimento poderia ser melhor. Informações claras e precisas. Parabéns para a empresa e a equipe.
O memorial do RS é um dos três prédios históricos localizados na Praça da Alfândega. Fica entre o MARS e o Farol Santander. Entrada gratuita, conta com algumas exposições. Arquitetura belíssima de época e bem conservado. Poderia ter mais espaço aberto ao público, só a arquitetura já é digna da visita
Solo tuve la experiencia de conocer por fuera y da para apreciar q es una construccion antigua que pertenecia al "correio brasileiro". Muestra caracteristicas muy impresionante como elundo soportado por un hombre en el techo del edificio. Si es,asi por fuera, por dentro parece no ser diferente.
Não têm nada que fale sobre a cidade ou o estado, somente quadros e fotos. A única sala que falava sobre o estado, estava fechada e visitação somente com agendamento, isso porque tinha vários funcionários lá...
Visited on
Weekday
Wait time
No wait
Reservation recommended
No
Predio histórico Prédio que juntos com os demais dessa praça fazem parte do roteiro arquitetônico da Praça da Alfandega. estivemos por lá para ver uma pequena exposição, mas valeu pelo que observamos da arquitetura do prédio, apesar da notada falta de cuidado e manutenção predial. Acesso livre.
Gente foi incrível , n tinha tanta arte sendo exposta , mas a estrutura do lugar eh incrível , tem elevador, então eh bem legal e prático de ir nos andares que tem exposição , eu amei ♥️
Visited on
Weekday
Wait time
No wait
Reservation recommended
No
Fundado em 2000, o Memorial tem sede no antigo prédio central dos Correios e Telégrafos. Ele recebe diversas exposições de arte, além de ter um espaço para manifestações culturais dirigido pelos Correios, um Museu Postal, Arquivo Histórico e Museu Antropológico do RS.
Estivemos no Memorial em dezembro e a estrutura é muito boa, o prédio histórico é bem cuidado e espaçoso. A entrada é gratuita, mas o acervo é simples. No entanto, é possível ter um panorama geral da história do Rio Grande do Sul com as peças que estão disponíveis.
Um lugar incrível que tem todo o histórico da cidade, desde os primeiros habitantes até a atualidade. O banheiro é muito limpo e o pessoal que trabalha lá muito simpático. Uma pena foi ter visitado logo num momento onde parte do memorial está fechado.
Importante construção, remanescente dos anos iniciais do século XX, que por décadas foi a sede regional da Empresa Brasileira de Correios e hoje abriga o Memorial do Rio Grande do Sul, como repositório das artes e da cultura sul-rio-grandense.
O site não é muito completo. Fiquei sabendo que é possível fazer visita guiada só ao chegar lá. Mas como tem q ser agendada por e-mail com antecedência, não pude fazer. Existem peças sem qualquer identificação. Poderia ser mais profissional.
O Memorial é um lugar lindo e com ótimas curadorias. Deveria ser mais visitado pela população pois há muito o que se aprender. Voltarei sempre que puder.
Visited on
Weekday
Wait time
No wait
Reservation recommended
Yes
O edifício é enorme e histórico. A exposição permanente conta a história do Rio Grande do Sul. Mas o local está meio abandonado com poucas opções e baixo aproveitamento do espaço. Vamos investir um pouco mais em cultura?
Vale nota 5 pelo prédio lindo. A exposição no mês de maio/19 é sobre cultura e identidade indígena, Rio Grande cultura e identidade e linha do tempo da história do RS. A entrada é gratuita. Visite, valorize a história!
Lindo o espaço, exposição interessante, espaço para relembrar as bienais passadas e até espaço para participar de atividades
Visited on
Weekend
Wait time
No wait
Reservation recommended
Not sure
Aqui é onde melhor se vê que os gaúchos tem muito orgulho da sua história. Infelizmente está abandonado financeiramente e estruturalmente, sendo mantido pelos próprios funcionários e amigos do memorial. É uma pena!
Um dos belos prédios históricos de Porto Alegre, e mesmo que não tenha nenhuma exposição, só a arquitetura já vale a visita
Visited on
Weekend
Wait time
No wait
Reservation recommended
Not sure
Local medonho, pobre, descascando, pichado, acabado, e pasmem, é proibido fotografar. Não percam seu tempo com o péssimo atendimento dos seguranças que fazem de tudo para te afugentar do local. Horrível.
Triste ver o memorial neste estado. Havia mídia interativa extremamente interessante com visitação de escolas. No subsolo, havia restaurante e o lugar era conservado. O que aconteceu com a cultura do RS?
Muito legal. Espaços amplos e abertos a todos os públicos. Acesso gratuito aproxima pessoas de artes e manifestações.
Visited on
Weekend
Wait time
No wait
Reservation recommended
No
O Memorial apresenta uma linha cronológica da história rio-grandense, desde a pré-história até os dias atuais. Há outras exposições, e algumas permitem a interação com o público. A entrada é franca.
Gratuito. Museu simples e didático, conta uma história completa do RS através de painéis. Também há exposições temporárias no local. Faltam bancos para sentar e ler as histórias. Vale a visita.
Trabalhei neste local nos primeiros 10 anos. Muita saudade, diversas exposições, aprendizados...tenho até hoje publicações que eu produzi da inauguração e dos primeiros anos até o ano 2010. …
Sem dúvida um dos prédios mais bonitos de Porto Alegre. Devia ser melhor aproveitado. Infelizmente vem sofrendo com o vandalismo praticado pelas pessoas que circulam pela Praça da Alfândega.
Recomendo muito um passeio turístico pôr esse Museu, que é de grande valor histórico para o nosso rio grande do sul, contando todas histórias de grande valor para nois do nosso passado.
Parada obrigatória para qualquer pessoa que esteja fazendo turismo por Porto Alegre. O Memorial do Rio Grande do Sul respira cultura e história, não somente do estado como do Brasil.
Apesar de ser aberto no ano 2000 e não ter passado por uma atualização, pois na última vez que estive por lá, o Memorial parou no tempo. Só o Auditório do local funciona plenamente
Vale conferir se está aberto antes de ir. O local fecha para montagem de exposição, mesmo em dias de funcionamento. Por fora é um belo prédio. Não pude entrar pelo motivo acima.
Um museu fantástico e ideal pra quem quer conhecer um pouco da história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Muito bacana, com um acervo histórico e cultural riquíssimo.
Este museu não tem absolutamente nada da história do Rio Grande do Sul... não se enganem, o que consta apenas são obras modernas, as quais não representam em nada o Estado.
Lugar muito especial! Iniciativas Muito lindas em relação a acessibilidade das exposições, sem contar o compromisso com a inovação e inclusão da tecnologia nas exposições!
interessante para saber mais sobre a história do Rio Grande do Sul. mais um prédio do centro histórico que vale a pena visitar tanto pelo conteúdo quanto pela arquitetura.
Fui ver a exposição 50 anos do 20 de novembro. Foi muito bem aproveitado o espaço, que é bem peculiar e difícil. Um prédio público adaptado para se tornar um Memorial.
Lugar lindo. Vale visitar este prédio histórico. E no mês de novembro e início de dezembro, adotar uma (s) cartinha (s) para o Papai Noel dos Correios, no térreo.
Importante espaço cultural do nosso estado. Prédio histórico muito bonito! Vale a pena conhecer e visitar.
Visited on
Weekday
Wait time
No wait
Predio histórico no coração da capital. Visita imperdível para conhecer melhor Pirto Alegre e o estsdo. Exposição permanente ilustrando a narrativa gaúcha.
Um dos prédios mais lindos da cidade, vale a penha conhecer. Andava meio fraco de exposições, mas ultimamente andou tendo uma renovada. Entrada gratuita.
O local em si já é uma atração a parte. Localizado no coração do centro de Porto Alegre, o MARGS é visita obrigatória de porto-alegrenses e turistas.
Lugar ótimo p passear no final de semana e para visitas escolares na semana. Sempre tem algo para aprender sobre história do RS - e é gratuito.
Muito lindo! Uma exposição sobre as Missões. Mas participei da " Literatura de Cordel" do Colegio João XXIII na Feira do Livro ! Margs …
Local com exposições interessantes. Antigamente funcionava a agência central dos Correios. Tem a arquitetura de um tempo que não volta mais.
Muito boa a visita ,está faltando mais espaços culturais no pais e pouco mais de consciência cultural, bem interessante a exposição.vakru
É um museu importante, com mostras culturais, acervo significante e mostras temporárias. Poderia estar em melhor condições de manutenção.
Um dos mais ricos lugares para se conher em porto alegre e de fundamental importância na conservação da memória cultural do povo gaúcho
As exposições normalmente são menores, a estrutura poderia ser melhor explorada e conservada, mesmo assim é uma ótima opção cultural.
Lindo local com exposições e eventos educativos
Visited on
Weekday
Wait time
No wait
Reservation recommended
No
Museu com grandes novidades e mostrando bem a efervescência da sociedade atual, mas com poucas referencias ao estado atual do Brasil
Exposições sempre muito bem projetadas, recepção gentil! Sem dúvidas um dos melhores museus de Porto Alegre, se não o melhor...
Conheci hoje e achei uma baita estrutura para tão pouca exposição... Voltarei futuramente para melhor observar as novidades.
Local lindo, prédio histórico.
Visited on
Weekend
Wait time
No wait
Reservation recommended
Not sure
Fui em setembro, só haviam algumas obras interessantes, o prédio é lindo porém mal cuidado... Não me despertou atenção.
Ambiente amplo, exposição de artes bem eclética, a exposição de trabalhos com lã da casa do artesão estava maravilhosa.
Un lindo edificio. Distintas exposiciones para un recorrido corto y disfrutar del aire acondicionado. Ingreso gratis.
Um pouco da história de Porto Alegre está na arquitetura deste local. A exposição no local fechou com chave de ouro.
Incrível o local, hoje fui é havia uma exposição sobre a lã é a história de como é feito o tear, achei muito legal!
O lugar era lindo e o Memorial da Anistia necessário! Quem não conhece a própria história está fadado a repeti-la.
Top demais a experiência
Visited on
Weekend
Wait time
10–30 min
Reservation recommended
Yes
Local histórico muito bem conservado e com otima estrutura de salas e auditórios para assistir palestras.
Amplo e variado acervo, valendo muito a pena visitar. Reserve algumas horas para apreciar adequadamente.
Um espaço que frequento durante a feira do livro...mas tem exposições o ano todo, preciso vir mais.
Muito bem atendido. História da cidade contada em retratos, trajes e costumes. Muito interessante.
É um dos museus na área central da cidade. Exposições renovadas periodicamente e entrada franca.
Muita história em um só lugar, além da exposição fixa do Musseu tem sempre novidades incriveis.
Museu com acervo da história gaúcha. Entrada gratuita, mostras itinerantes e um prédio lindo.
Muito boa exposição, todavia vale ressaltar pela importância do tema, poderia ter sido maior.
Um lugar espetacular para quem gosta de história, artes e culturas. Vale a pena visitar!!!
foi muito boa me senti em casa ao ver o chimarrão e os gaiteiros. mas bah the!
Excelente opção bem no centro de poa que pouca gente sabe q existe
Foto da fachada ao anoitecer
Visited on
Weekday
Local bonito! Vale a pena ir conferir suas exposições!
Está em reforma e ficando top! muito bom .
O prédio é lindo!vale a pena o passeio
Amazing
…
Top!!